Maioria mudaria de hábitos contra aquecimento

Uma pesquisa mundial encomendada pela rede britânica BBC divulgada nesta segunda-feira revela que quatro de cada cinco pessoas no planeta estaria disposta a fazer algum tipo de sacrifício pessoal para ajudar a combater o aquecimento global. De acordo com os números do levantamento, feito com mais de 22.000 pessoas em 21 países, 83% das pessoas concordam que, para conter os efeitos das mudanças climáticas, é necessário alterar o seu estilo de vida.

No Brasil, praticamente nove em cada dez disseram acreditar que uma mudança de comportamento individual é necessária para combater o aquecimento global. Apenas a metade, no entanto, afirmou estar disposta a fazer estas mudanças.

Chama a atenção o fato de que até na China e nos Estados Unidos, os dois maiores emissores dos gases do efeito estufa, que contribuem para o aumento da temperatura do planeta, a maioria da população está disposta a se comportar de forma diferente por causa do problema. O estudo mostrou ainda que metade das pessoas reconhece que o custo dos combustíveis fósseis – os que mais contribuem para o aquecimento – deveria aumentar, numa tentativa de frear o seu consumo.

Mesmo com a outra metade não concordando com esta subida, três em cada quatro entrevistados apóiam o aumento nos impostos sobre diferentes formas de energia, desde que o dinheiro arrecadado pelas taxas seja empregado especificamente para promover eficiência energética ou para desenvolver combustíveis limpos. “Essa pesquisa mostra que as pessoas estão muito mais preparadas para cumprir a sua parte neste sacrifício do que muitos políticos”, afirmou à BBC Doug Miller, diretor da Globescan, instituto de pesquisas a quem o levantamento foi encomendado.

Entre outras medidas, ele sugere que os governos instituam novos impostos sobre a energia, desde que obtenham a confiança da população de que os recursos serão mesmo aplicados em ações ambientais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s