Liberdade de Expressão

A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo idéias e opiniões diferentes e até contrárias.

Segundo os teóricos da democracia, um debate livre e aberto resulta geralmente que seja considerada a melhor opção e tem mais probabilidades de evitar erros graves.

A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Os cidadãos e os seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a idéias, dados e opiniões não sujeitos a censura.

Para um povo livre governar a si mesmo, deve ser livre para se exprimir — aberta, pública e repetidamente; de forma oral ou escrita.

O princípio da liberdade de expressão deve ser protegido pela constituição de uma democracia, impedindo os ramos legislativo e executivo do governo de impor a censura.

A proteção da liberdade de expressão é um direito chamado negativo, exigindo simplesmente que o governo se abstenha de limitar a expressão, contrariamente à ação direta necessária para os chamados direitos afirmativos. Na sua maioria, as autoridades em uma democracia não se envolvem no conteúdo do discurso escrito ou falado na sociedade.

Os protestos servem para testar qualquer democracia — assim o direito a reunião pacífica é essencial e desempenha um papel fundamental na facilitação do uso da liberdade de expressão. Uma sociedade civil permite o debate vigoroso entre os que estão em profundo desacordo.

A liberdade de expressão é um direito fundamental, mas não é absoluto, e não pode ser usado para justificar a violência, a difamação, a calúnia, a subversão ou a obscenidade. As democracias consolidadas geralmente requerem um alto grau de ameaça para justificar a proibição da liberdade de expressão que possa incitar à violência, a caluniar a reputação de outros, a derrubar um governo constitucional ou a promover um comportamento licencioso. A maioria das democracias também proíbe a expressão que incita ao ódio racial ou étnico.

O desafio para uma democracia é o equilíbrio: defender a liberdade de expressão e de reunião e ao mesmo tempo impedir o discurso que incita à violência, à intimidação ou à subversão pois senão estaremos voltando aos “anos de chumbo” que até tão pouco tempo estava tão presente em nossas vidas.

Ser livre passa por uma imprensa livre, por um judiciário autônomo e imparcial que garantam aos cidadãos o seu direito de se manifestar livremente. O meu amigo José Antonio Klaes Roig maravilhosamente postou um vídeo da musica do Caetano Veloso “É proibido proibir” e fez uma reflexão impressionante, que esta no Letra Viva do Roig sobe o título “É proibido proibir” em dois tempos“.

O que me levou a postar minha opinião sobre o assunto foi a gravidade e a magnitude do assunto, pois começa pequeno e quando nos dermos conta, nem poderemos mais falar em público, expor nossas idéias, imagina só ter um blog. Devemos lutar contra qualquer forma de censura neste país pois como diz na musica do Cazuza “eu vejo o futuro repetir o passado” e para que ele não se repita: Grite.

Abraços livres a todos

Equipe NTE Itaperuna

Um comentário sobre “Liberdade de Expressão

  1. José Antonio Klaes Roig disse:

    Amigo Robson, grato pelo comentário em meu blog Letra Viva. Um blog está inserido no meio tecnológico e social, e vez que outra , precisa refletir sobre o mundo que o rodeia. Além de resgate hist´rico, artísitico e culturl, cabe esse resgate político, para que não esquecçamos que è proibido proibir a livre expressão, que é justamente como você colocou em teu blog, a essencial de um blog, da internet e dos meios de informação indepnednetes, que visam a valorização humana acima dos interesses particulares e corporativos. Parabéns pela postagem sobre a temática Bullying. Assim que puder estarei tb ingressando nesse debate e contribuindo com a discussão. Um grande abraço, do amigo Zé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s