Creative Commons – O Que São? Este Conjunto De Vídeos Ajuda-o A Descobrir

Embora a organização Creative Commons e a sua solução inovadora e aberta para licenciamento de conteúdos já existam há vários anos, ainda há muitos editores, autores e artistas que, embora queiram tirar o maior partido das novas oportunidades oferecidas pela Internet, ignoram totalmente a importância do valor da partilha, mesmo em mercados conduzidos por interesses comerciais.

Por esta razão, e para dar mais exposição a uma das mais importantes realizações que conseguimos alcançar no mundo da partilha aberta de ideias e de trabalhos criativos, decidi reunir alguns pequenos vídeos que podem dar uma ideia mais detalhada sobre o que é o Creative Commons e as suas regras de licenciamento.

O As licenças Creative Commons permitem, a qualquer pessoa, facilitar a redistribuição e reutilização dos seus trabalhos, sem o forçar a abrir mão dos direitos de propriedade desse trabalho. A vantagem desta aproximação é que permite que aqueles que ainda são desconhecidos e sem acesso aos grandes canais de distribuição possam disponibilizar o seu trabalho a outros, para que o exponham pelo seu mérito próprio e não pelos rendimentos que possa trazer. É uma grande vitória para a cultura humana e uma oportunidade que nos permite saber, aprender e colaborar uns com os outros.

Vamos Trabalhar Juntos?

(3:13″)

http://www.youtube.com/v/2BESbnMJg9M

Este é o mais recente e menos visto dos vídeos da CC, e traduz para termos simples e para uma grande e genérica audiência, a explicação do que é o Creative Commons. Tirando vantagens da licença de reutilização e remistura do próprio vídeo, eu e a minha equipa decidimos dobrar todo o vídeo, escolher uma nova faixa musical (claro que a musica tem um licenciamento Creative Commons associado) e publicamos o vídeo no nosso sítio Web para todos verem.

Quer mais?

Aqui estão mais cinco grandes vídeos que o ajudam a explorar e compreender em detalhe o que é são as licenças Creative Commons.

Lawrence Lessig explica o Creative Commons

(8:30″)

Neste vídeo de oito minutos filmado por JD Lasica, o Professor de Direito em Stanford, Lawrence Lessig partilha o seu ponto de vista sobre o papel da Creative Commons, da qual é presidente e co-fundador e sobre o futuro do copyright.

Lawrence Lessig é um dos mais importantes evangelizadores do movimento de cultura participada e membro Conselho multimédia do Our Commons. Os seus livros são “Code“, “The Future of Ideas” e “Free Culture“.

http://www.youtube.com/v/AWxyx5iYdvI

Mayer e Bettle – Foste Apanhado!

(5:48″)

Não podes descarregar coisas da Internet: é ilegal!

Aqui está um bom vídeo educativo sobre a Creative Commons, ajudando até aqueles com menos capacidades técnicas a ter uma boa ideia sobre o funcionamento das licenças de conteúdos Creative Commons.

Esta pequena animação, uma obra de arte em termos de argumento, é um vídeo que todas as crianças e pais deveriam ver.

http://www.youtube.com/v/OdxSpjEhtAM

A animação foi originalmente concebida pela Creative Commons Australia e animada por Pete Foley, com som e música de Chris Perren. Este projecto foi coordenado por Elliott Bledsoe, da iCommons.au na UTQ.

A Criatividade Baseia-se Sempre no Passado

(1:55″)

Este é o vídeo mais criativo deste pequeno conjunto: uma montagem muito interessante sobre a Creative Commons que usa música, gráficos, efeitos de texto, entre outros, criando um excelente vídeo que consegue passar a mensagem eficazmente.

E não precisa de advogado para a entender.

http://www.youtube.com/v/Jkzum-0W-80

Comércio Commons

(9:03″)

E se quiser ter uma perspectiva mais detalhada sobre o que significa o licenciamento Creative Commons para aqueles que, como você, são ou esperam ser editores, repórteres, produtores de música ou vídeo indie independentes, aqui está um interessante vídeo. Este, mostra Lawrence Lessig como foi retratado pela japonesa KandaNewsNetwork, a explicar a uma audiência maioritariamente asiática os problemas e oportunidades que rodeiam a crescente adopção desta forma de licenciamento aberto.

http://www.youtube.com/v/cVog1s2ZAvQ

O vídeo também mostra uma pequena entrevista (em Português, com legendas em Japonês) com Claudio Prado, um activista brasileiro dos anos 60 e recentemente nomeado responsável pela Política Digital do Ministério da Cultura do Brasil, que explica como um novo género de comércio commons de música está a nascer no norte do Brasil sob o nome de “tecnobrega“.

Você pode ler mais sobre esta interessante abordagem à criação e distribuição de música nos seguintes artigos:
Tecnobrega apresenta um modelo de negócios aberto

Business do Brasiliero – e sem copyright!

Aqui está uma colecção de fotografias sobre tecnobregas.

Saiba mais sobre a Creative Commons com estes dois vídeos originais de animação:

Get Creative.

Reticulum Rex

Fonte: http://www.masternewmedia.org/pt/propriedade_intelectual/licenciamento/creative-commons-o-que-sao-este-conjunto-de-videos-ajuda-o-a-descobrir-20070418.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s