Thomas Daley, atleta, medalhista olímpico e vítima de bullying

Inveja, falta de limites, intolerância. Seja qual for a razão, o que está acontecendo com o jovem inglês Thomas Daley, 14 anos, pequeno prodígio do esporte, destaque nos saltos ornamentais, é um exemplo de como o bullying não poupa ninguém, nem mesmo (ou quem sabe, muito menos) ídolos, xodós ou gente que desponta na vida por meio de muita dedicação.

Atleta olímpico e talento incomum, Daley é vítima pública de uma perseguição cruel protagonizada por “adorrecentes” ingleses, que veem na chacota e na humilhação uma forma de exercício de poder. A gozação virou ameaça. Até promessa de quebrar as pernas do jovem foi feita.

Pressionado, o garoto pediu aos pais para abandonar a escola. Deve ir para os Estados Unidos, onde dará continuidade aos treinos e à carreira. Deveria ser o contrário, né? Os amigos apoiando seus feitos, valorizando o fato de tê-lo como colega de classe, enfim, interagindo de forma positiva e solidária.

Mas a cultura da violência e da individualidade tem prevalecido, muitas vezes, sobre a política da boa vizinhança, do aconchego, do respeito, da gentileza. Um verdadeiro campo minado para gente de bem, e terreno fértil para agressores de toda a sorte. E pensar que Thomas é só uma criança.

Não existe nada mais cruel e desumano do que o bullying, crianças e jovens são cruéis sem prever suas conseqüências. Por isso é importante identificar e punir os agressores, e tentar acabar com essa cultura do medo a qual estamos expostos. Aqui há uma reportagem da Revista Época que pode ajudar bastante,

In Infinitum

Robson Freire

3 comentários sobre “Thomas Daley, atleta, medalhista olímpico e vítima de bullying

  1. Andre disse:

    Concordo com tudo o que o Alex falou, e, tendo em conta a matéria do bullying, ta,bém acontece entre jovens mais crescidos. O Tom Daley, que estou igualmente ao Alex solidário a ele, já não é bem uma criança pequena já tem 15 anos (ai na data da matéria tinha 14, mas mesmo assim já não é uma criançinha), um rapaz de 14 ou 15 anos é isso mesmo, um jovem rapaz já não é um menino pequeno, por isso provavelmente os agressores e os perseguidores já devem estar mais perto dos 18 anos, por isso eu digo que há gente mais crescida e até amais adulta que faz esse tipo de ccoisas, é horrível. Se alguém pratica bullying ou coisa do genero em alguém com 17 ou 18 ou mais anos tem uma personalidade e um carácter podres!

  2. Alex disse:

    Eu tenho 18 anos (faço 19 no dia 1 de Agosto) e acho lamentável e profundamente estúpido! Eu acho que os amigos, pelo menos os amigos deveriam sentir-se orgulhosos.
    Eu tenho um amigo meu lá da natação, estamos no nível 2, ele tem 16 anos (menos dois e meio que eu) e no outro dia, estivemos numa competição organizada pela escola de natação do estádio que frequentamos e ele foi o melhor entre nós todos e eu tive mto orgulho nele e ele tem muito jeito para aquilo.
    Agora, coitado desse rapaz que não tem nenhum amigo que se orgulhe nele e o facto de ele ser bom não é valorizado! É td mto contraditório, pois se um gajo for mto bom nalguma coisa é alvo de chacota e de inveja, mas também se um gajo for um pato choco é gozado e troçado, não dá pra perceber! Se fizessem isso a algum colega meu, eu era capaz de contratar uns tipos e pagar-lhes pra darem uma coça em quem praticasse esse tipo de bullying ou o k essa merda é na pessoa em questão, que parece que é assim que alguém que respeita ou admira alguém tem para defender a sua integridade física e a sua dignidade como pessoa! E esse rapaz, o Thomas não mereçe mesmo esse tipo de cenas, é revoltante, meu!

  3. José Antonio Klaes Roig disse:

    Oi, Robson, essa matéria me fez lembrar versos de canção da banda Engenheiros do Hawaii: “O pop não poupa ninguém!” Incrível, mas o individualismo, a competição, a inveja, estimulado pro certas práticas competitivas no meio escolar, inclusive, faz brotar o lado obscuro do ser humanop. Por isso sou radicalmente contra a tal meritocracia no ambiente público. Boa matéria, um abraço, Zé.

Deixe um comentário

