>A leitura morreu?

>Olá amigos

Visitando o blog dos amigos me deparei com essa postagem no Boteco Escola do professor Jarbas Jovelino intitulada A morte da leitura. Escreveremos apenas para o Google. Ele cita na postagem razões que as pessoas deram quando responderam uma pesquisa divulgada pelo Instituto Pró-livro por que motivo não gostavam de ler.

  • 17% dizem que lêem muito devagar,
  • 11% não têm paciência para ler,
  • 7% não compreendem o que lêem,
  • 7% não têm concentração para ler,
  • os demais têm explicações outras

Ele tambem cita na postagem que “os poucos que lêem não chegam a concluir 5 livros por ano. E estes leitores, em média, não chegam a comprar 2 obras no mesmo período. Minha conclusão: a leitura está morrendo.”

Mas nós professores que estamos na sala de aula diariamente, já percebemos isso a bastante tempo. Os alunos não conseguem nem interpretar um simples enunciado de matemática, física ou qualquer outra matéria que lhe é apresentado.

Mas afinal de quem é a culpa?

Da televisão, da internet, da escola ou da própria sociedade? Na minha humilde opinião todos tem um pouco de culpa no cartório sim. Mas generalizar ficaria muito injusto. Aconteceu uma soma de fatores e condições que levaram a essa situação.

Culpar vai adiantar? Eu acho que não. Acho sim e que devemos é buscar alternativas de tornar a leitura novamente interessante e agradável as pessoas. Tornar os livros um artigo barato seria o primeiro passo, outro passo seria haver um política educacional mais intensa no uso do livro.

Mostrar programas como o Capitu, Som e Fúria e agora Decamerão onde a linguagem clássica e abordada de forma prazerosa contribuiu sim para elevar a curiosidade das pessoas com relação a obras consagradas.

Mas me diz uma coisa, o que você faria para mudar isso?

Opine e Comente

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Deixe um comentário

