Bullying – Precisamos Discutir

Olá Amigos

Assistindo ontem ao programa Profissão Reporter com o jornalista Caco Barcelos fiquei muito preocupado com a banalização da violência e principalmente do valor a vida. Foram tantos motivos fúteis apresentados para que a vida humana fosse ceifada de forma tão drástica.

Os motivos e explicações para o problema sempre são extensos e complexos e tem como inicio de tudo a vida na escola. O Bullying vem crescendo nas escolas de forma assustadora nas escolas. Para quem não sabe o que é, aqui vai uma definição do termo:

“Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um quidam (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro quidam (ou grupo de indivíduos) incapaz/es de se proteger. A vocábulo “Bully” significa “valentão”, o responsável das agressões. A vítima, ou mira, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.”

Mesmo em escolas onde o nível social é mais alto os casos são até mais violentos e constantes. Minha filha com 10 anos em uma escola particular viu seu coleguinha sofrer com Bullying. Expliquei a ela que rindo do amigo ou colega ela contribui para que aquilo se repita. Enfim devemos mostrar aos nossos alunos que tal ação pode levar uma pessoa ao desespero e por fim a cometer atos que podem ter consequências inimagimáveis.

Por indicação via Twitter do professor Jarbas Novelino do Boteco Escola conheci a musica Don’t Laugh At Me do Mark Wills. Ele fez uma postagem intitulada Bullying: uma música onde há dois clipes da musica. A musica é lindíssima e a letra então nem se fala. Além da musica há dois bons materiais para se trabalhar com o tema Bullying que são os filmes Garota Fora de Jogo e Bang Bang Você Morreu e o roteiro do filme para ser encenado na escola.

image

[Retroceder.jpg]

Um outro blog que recomendo é o da professora Gládis Leal dos Santos do Palavra Aberta que faz um trabalho maravilhoso sobre bullying com seus alunos. Por isso devemos debater, discutir e principalmente levar luz e conhecimento aos jovens para que no futuro não tenhamos mais tantos casos de violência entre os jovens.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Um comentário sobre “Bullying – Precisamos Discutir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s