Todo professor de informática deve ler


Olá Amigos

Recebi um email do meu amigo o professor Professor Luís Dhein editor do blog Caminhante Aprendente onde ele cita: “Na minha opinião todos os professores que trabalham com tecnologias ou não, deveriam ler esses dois textos do Pedro Demo. São interessantes e nos trazem a tona uma reflexão realmente crítica, lúcida e fundamentada sobre as tecnologias na educação e também sobre o conhecimento na era virtual.

Nada do que foi dito por ele é mentira. Os textos são simplesmente fantásticos e esclarecedores. Há passagens memorais nos textos como “Aprende-se muito mal nas escolas e universidades não é por falta de “teorias”, mas, entre tantos tropeços, por conta do instrucionismo encardido (aula copiada feita para copiar, em especial mirada em apostilas) (Demo, 2008a), despreparo lancinante e desvalorização agressiva dos docentes, ziguezague secular das políticas educacionais, resistências do próprio sistema (Moe & Chubb, 2009), quase exclusividade da “universidade de ensino”, dificuldades notórias de “inclusão digital”, e assim por diante (Demo, 2004b). Estamos avançando nesta área mui lentamente, quase parando, à revelia dos saltos vertiginosos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e mesmo das expectativas do mercado liberal (Demo, 2009). “.

Então faz assim clica nos links abaixo e faça uma leitura criteriosa e depois vem aqui e posta o que você achou.

Texto 1
Conhecimento Rebelde e Enquadrado – Novas epistemologias virtuais à luz da história da Wikipédia – Link: http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/novasepist.html

Texto 2
Educação e Novas Tecnologias – Sonhos e pesadelos – Link: http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/desed.html

Boa leitura e boa reflexão a todos.

Equipe NTE Itaperuna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s