Meu Mestre, Meu espelho


Olá amigos

Hoje venho homenagear todos os professores (bons ou ruins) que passaram pela minha vida. Passando a limpo todos eles na minha memória, me lembrei de minha professora de 2º ano do primário, a professora Maria Cláudia.

Foi ela que anos mais tarde (bota anos mais tarde nisso) eu reencontrei aqui em Itaperuna. Continua a mesma pessoa maravilhosa e simpática de anos atrás. Dona de um sorriso encantador que por muitas vezes me fez dar o meu melhor. No nosso reencontro lhe contei que havia me formado, casado e tinha 3 lindos filhos, e que eu por um acaso do destino tinha a mesma profissão que ela.

Ela sorriu e me disse que ficava muito feliz em saber tudo o que eu havia conseguido conquistar na minha vida. Sabedora de toda dificuldade que não somente eu, mas muitos de meus colegas teríamos pela frente na vida, por causa da dificuldade social e financeira imposta pela vida a nossa comunidade. Ela no seu intimo sabia que somente a educação poderia abrir aquela porta de um futuro melhor.

E consciente disso, deu o seu melhor a uma gurizada “levada” e “inquieta” que só queria saber de bola e pipa. Fazendo isso ela transformou não somente o meu futuro, mas a minha vida e de meus colegas. De todos os amigos feitos na infância somente 5 estão vivos hoje e desses, 4 estudaram na mesma sala de aula.

Antes de ir embora agradeci a ela por tudo e ela me disse que não havia feito nada demais. Eu discordei e falei: fez sim mestra, você mudou o meu mundo.

Os docentes estão sujeitos a dois grandes desafios: devem, com o seu trabalho, contribuir para elevar o máximo possível o nível de formação e de cultura de toda a população e, ao mesmo tempo, devem ser capazes de fortalecer coletivos capazes de contrariar as políticas que tornam cada vez mais difícil e problemático o cumprimento de tal objetivo profissional e social.

Parabéns a todos os profissionais de educação que dão sempre o seu melhor todos os dias, independente de salário, condição de trabalho, urbano ou rural, bons ou ruins, diurno ou noturno estão lá todos os dias mudando o mundo com seu jeito único de ser.

Feliz Dia dos Professores.

Equipe NTE Itaperuna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s