Combater o tédio nas aulas – uma prioridade

O estudo recentemente publicado pela HSSSE (High School Survey of Student Engagement), conduzido pelo Center for Evaluation and Education Policy (CEEP) da Universidade de Indiana, no EUA, tem servido de base para as Escolas identificarem os problemas com que se debatem os alunos nas Escolas, de modo a responderem às suas necessidades.

Os resultados parecem ser evidentes: os alunos mais citados indicaram como a causa do seu aborrecimento o material “não era interessante”, seguida pela “falta de relevância da matéria”. Cerca de 35 por cento dos estudantes entediados, no entanto, indicaram que a fonte de seu aborrecimento era a falta de interacção com os seus professores.

De acordo com a perspectiva dos alunos, o tédio existente nas escolas assenta na ausência de interacção e no fraco estímulo à criatividade e ao desafio intelectual. Quando questionados sobre o tipo de actividades preferidas a desenvolver na sala de aula, as respostas orientam-se para a “Reflexão e o debate” e o “Trabalho de projecto”. “Aulas de projecto envolvendo as tecnologias” também receberam elevadas pontuações neste estudo, enquanto que o “Professor magistral” recebe a mínima pontuação neste questionário.

Na Promethean, consideramos que estes factores de desmotivação, de desinteresse, de tédio e de possível abandono da Escola podem ser ultrapassados com o auxílio das nossas soluções interactivas, bem usadas, na sala de aula. Além do quadro interactivo ActivBoard, conjugado com o famoso ActivInspire, os Sistemas de Resposta do Aluno (ActivExpression e ActiVote) envolvem os alunos todos na sala de aula em debates, em profundas reflexões, podendo ser aferidas as suas respostas no mesmo momento. Este feedback instantâneo permitido pela utilização destes dispositivos tecnológicos são um desafio constante às capacidades e aos conhecimentos dos alunos, pelo que é evidente a sua satisfação, quando são incluídos na dinâmica da sala de aula. São já inúmeros os Professores e Alunos utilizadores desta tecnologia com relatos positivos sobre a sua utilização. Algumas conclusões podem ser retiradas de observações realizadas; ou então neste relato de uma professora de Biologia; ou nas aulas de Língua Portuguesa; ou através da própria perspectiva dos alunos
É prioritário ter cada vez mais em conta estas necessidades dos nossos alunos, criando contextos em que se sintam envolvidos no debate de ideias, na criação, na planificação, na cooperação em grupo, e na avaliação!

Fonte: http://interactsite.blogspot.com/2010/07/combater-o-tedio-nas-aulas.html

Um comentário sobre “Combater o tédio nas aulas – uma prioridade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s