Estudar Vale a Pena

Olá Amigos

Hoje 11/08 é o Dia do Estudante, e em comemoração está rolando na blogosfera uma “blogagem coletiva” com o tema #estudarvaleapena. O movimento foi idealizado por uma marca conhecida que está envolvida na iniciativa, mas o movimento é valido e mostra engajamento de todos por uma boa causa: a educação no Brasil.

Fui criado dentro de uma casa onde estudar e ler eram coisas prioritárias. Mas a falta de recursos me impediu de estudar “nos melhores colégios” e a saída foi estudar em escolas publicas. Mas desde o inicio meu pai me disse que o que importava de verdade era a minha vontade de me superar. Então tomado por esse sentimento de superação fui à luta.

Fiz a educação infantil e o ensino fundamental em escola publica, fiz o exame de admissão (sim eu sou daquele tempo sim) e consegui uma vaga no melhor colégio de ensino médio público. Mas ai o destino coloca seu dedo e dá uma quinada na minha vida. Minha avó que era costureira, fazia roupas para a dona de um colégio de ensino médio de renome, com horário integral e construtivista. Fui estudar lá com bolsa de estudos e desde o primeiro dia vi que eu era o diferente no pedaço.

Eu chegava de bicicleta e meus amigos de motorista, todos frequentavam clubes de equitação, tênis e de iatismo e eu soltava pipa no quintal de casa e batia bola na rua. Mundos bem diferentes, mas ai que entra a superação na historia. Me lembre-me de meu pai falando que se eu quiser ser notado eu deveria ser melhor que todos eles. Então fui a luta e fiz a diferença a meu favor.

Fui o melhor aluno durante três anos seguidos, e como consequência passei no vestibular pra engenharia como 1º colocado na disciplina e 3º no geral. Nem acreditei quando vi o resultado. Ai meu pai que estava sentado escrevendo algo olhou pra mim é me perguntou: Parabéns meu filho!!! Ai, você conseguiu e agora?

Olhei pra ele e me vi revendo toda a caminhada e todo esforço que foi feito até ali, pensando no que estava ainda por vir e vi que estudar tinha valido a pena mesmo. Mudou não só o meu destino, mas a vida de muitas pessoas a minha volta. Hoje digo aos meus alunos que não estudamos para ser melhores “que os outros”, mas sim para sermos melhores “pra todos”.

Certa vez fui a UERJ ver uma palestra do grande mestre professor Darcy Ribeiro e lá ele disse uma coisa que eu nunca esqueci. Ele disse que a verdadeira revolução começa e termina na sala de aula. Que com a força da superação pessoal podemos fazer do mundo um lugar melhor.

Como muito bem disse Fernando Pessoa “Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…” , então nunca deixe que nenhum limite tire de você a ambição da auto-superação. Exemplos de pessoas que começaram a estudar tarde são conseguiram se formar são comuns hoje em dia.

E acredite estudar vale a pena sim. Estudar não transforma só você, mas transforma o mundo todo a sua volta.

Abraços

Robson Freire

2 comentários sobre “Estudar Vale a Pena

  1. Maria José C. Bellon disse:

    Seu texto revela o quanto você valorizou os seus estudos e ainda o valoriza. Sou professora da rede pública estadual há 23 anos e acredito que é através dos estudos que conseguimos nos transformar em cidadãos melhores e atuantes na sociedade.Deixo aqui palavras que não são minhas :"Um país de faz com homens e livros" Monteiro Lobato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s