Tecnologia e Gestão Educacional

Desde que o primeiro computador foi inventado que a tecnologia vem sendo discutida como um veículo de inovação e comunicação, principalmente como ferramenta capaz de transformar a educação. Felizmente já encontramos educadores que percebem a alfabetização tecnológica como essencial para o cidadão, tal como é o domínio do cálculo, da leitura e da escrita. Porém, apesar dos esforços de alguns, temos consciência de que a tecnologia na escola ainda não foi capaz de produzir as inovações que produz em outros setores da atividade humana.

Segundo o professor Fernando Reimers, pesquisador na área de inovação educacional, educação global e impacto do desenvolvimento profissional na qualidade e relevância da educação para o desenvolvimento de habilidades do século 21, uma das falhas desses esforços em introduzir a tecnologia para favorecer a inovação nas escolas deve-se ao fato de que o problema não tem considerado apropriadamente a dimensão humana desse desafio.

“Boas coisas acontecem dentro das escolas e outras instituições porque existem indivíduos que as fazem acontecer. Fazer as pessoas promoverem avanços em suas respectivas organizações é o desafio que se apresentam aos líderes. Se queremos que as escolas alavanquem o poder da tecnologia para produzir o tipo de inovação que irá educar melhor os alunos, necessitamos de focar no papel dos gestores em direcionar esse processo de mudança.”

Esta constatação nos leva a refletir sobre a necessidade destes profissionais compreenderem suas deficiências de formação na área da tecnologia e buscarem assistência no sentido de contribuírem para o desenvolvimento de habilidades que tornem os alunos cidadãos produtivos no século 21. Cabe ao gestor a visão crítica da necessidade de mudanças curriculares e metodológicas de forma a favorecer a promoção destas mudanças na instituição escolar.

Inúmeras inovações apoiadas pelo uso das tecnologias podem contribuir para diferentes formas de aprendizagem além de oportunizarem que alunos e professores adquiram uma gama de novos conteúdos e habilidades.

As várias plataformas tecnológicas disponíveis na internet contribuem para processos de gestão escolar como compartilhamento de boas práticas, participação em comunidades de desenvolvimento profissional e uma gama de objetos de aprendizagem sobre os mais diversos assuntos.

Sem dúvida alguma, a tecnologia pode ajudar o diretor a liderar de maneira inovadora e efetiva, promovendo discussões colaborativas com sua equipe através da utilização de recursos como surveys, blogs, wikis e e-mails.

Esta liderança será cada vez mais favorecida à medida em que a comunicação facilitada pela tecnologia seja aperfeiçoada. Não existe liderança sem comunicação. É através dela que líder e liderados atuarão no desenvolvimento de competências cognitivas, interpessoais e intra-pessoais que poderão garantir um futuro melhor para os alunos, as escolas e a educação.

Referência:

REIMERS, Fernando. HAMED, Zachary. Liderando escolas e a inovação educacional através do uso de tecnologia, CAEd: Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, texto avulso do PPGP, 2012.

Sobre o autor: Luciana Coutinho Daniel Vicente, Diretora Regional Pedagógica do Noroeste Fluminense, Mestranda em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF ; Facebook: lucianavicente1971 ; E-mail: lucianavicente@prof.educacao.rj.gov.br

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