O que faltou dizer sobre viagens?

Olá amigxs

Na postagem/textão que fiz sobre dicas de viagens baratas, por incrível que pareça, ficou faltando falar sobre duas coisas: TRENS e ÔNIBUS. Quando morei em Portugal, lugar que hoje mora no meu coração e que é hoje a minha segunda casa, por várias vezes tentamos utilizar o trem como meio de locomoção ao invés do avião. Só que NUNCA conseguimos passagens baratas o suficiente que compensassem a utilização dos trens. Usamos trens para se locomover dentro de Portugal e dentro da Itália durante a viagem que fizemos por lá em 2014. Todo mundo sonha naquela viagem idílica de trem pela Europa como as que vemos nos filmes, só que a realidade é bem diferente.

Quem pegou uma trem na Itália sabe bem o que eu estou falando: Estação de Milão… Um monte de pessoas, um monte mesmo, olhando para um painel luminoso onde estavam as chegadas e partidas dos trens na estação. Até aquela hora não se sabia qual plataforma que o trem iria atracar, parecia tal qual uma corrida de cavalos onde todos estavam esperando abrir a cancela para correr…

viajar-de-trem-pela-italia.jpg

Foi exatamente assim, então quando apareceu no painel em qual plataforma iria atracar o trem saíram todos correndo feito doidos, pois o tempo de chegada e o de saída era pequeno e a caminhada até lá imensa e longa. Um detalhe os vagões não estão arrumados sequencialmente. Uma dica: Se não der tempo de chegar até o seu vagão, pule no primeiro que encontrar e depois peça ao condutor para mudar você de vagão. AQUI tem uma postagem falando de como usar os trens na Itália.

train-1807911_1920.jpg

Run For Your Life…

Mas tem formas e formas de usar tudo na vida, o uso do trem não poderia ser diferente. Como digo na postagem anterior tudo é uma questão de planejamento e vigilância, então vamos as dicas que faltaram ser ditas. Se vai usar o trem, tem um agregador e comparador de preços, chamado Rail Europe, e nele é possível comparar horários e preços de várias empresas de trens da Europa. Lembrando que sempre é recomendado ir olhar no site das empresas e conferir os preços e horários.

Captura de tela de 2018-01-09 10-03-12

Principais empresas de trem

Hoje acabei descobrindo que o povo viaja de ônibus na Europa. Eu cai pra trás durinho com essa informação e fiquei mortinho da Silva em descobrir que em alguns casos é mais barato que os voos Low Cost em alguns trechos curtos. Minha esposa está indo a Alemanha a trabalho e uma aluna dela que está lá falou sobre o custo de uma passagem de trem de Hanover para Bremen é de € 27 euros e do ônibus é de € 5 euros. Dá pra tu?

Captura de tela de 2018-01-09 09-38-19

A empresa que ela vai usar é a FlixBus. Aí fui dar uma pesquisada é descobri que eles tem uma frota imensa de ônibus verdes, tanto em cores quanto em termos de sustentabilidade ambiental, Wi-Fi gratuito a bordo, banheiros, tomadas elétricas e USB, lanches e bebidas à venda, distância significativa entre os assentos, duas bagagem gratuita no bagageiro e mais uma à mão, possibilidade de reservar através do aplicativo do FlixBus-App e o GPS Live Tracking que diz a você onde o ônibus está.

flixbus-italia.png

Fui olhar para onde eles iam e viam na Europa, e acabei descobrindo que eles ligam nada mais nada mesmo do que 1400 destinos em 26 países. Eu disse não é possível, e aí fui ver o mapa interativo deles. Desmaiei novamente. Saca só a quantidade de lugares:

Captura de tela de 2018-01-09 09-50-19

Mas por que eu não sabia disso? Porque quando morei em Portugal em 2014 a Flixbus não existia. Foi só depois do final do monopólio dos trens em 2013, que começou esse movimento dos ônibus como opção de transporte e a Flixbus apareceu em 2013/2015. Por isso eu não conhecia o serviço. Mas aí como sempre faço, fui dar aquela pesquisada nos blogs de viagens e descobri as gurixs que usaram e aprovaram as viagens feitas nesses ônibus e você pode ler AQUI, AQUI, AQUI e AQUI. Inclusive eu descobri que existem outras empresas espalhadas pela Europa além da Flixbus.

Assim como acontece com os ônibus interestaduais aqui no Brasil, na Europa também há uma infinidade de companhias de ônibus nacionais, como a DB (Deutsche Bahn)  da Alemanha, a Rede Nacional de Expressos de Portugal, a Alsa da Espanha e a OUIBUS da França. Além delas ainda existem as que trabalham em diversos países como a Student Agency Bus, a Eurolines, a GoOpti e a Megabus. É uma confusão só, mas parece que são quase todas iguais a FlixBus, o que difere elas é a qualidade/quantidade dos serviços de bordo, qualidade da frota, quantidade de rotas e um ótimo custo-benefício.

O pessoal do blog Uma Pitada Pelo Mundo fez uma postagem AQUI falando 9 vantagens de se viajar de ônibus pela Europa e o pessoal do blog Partiu Viajar fez uma postagem AQUI mostrando diversas dicas para mochileiros (#recomendo seguir AQUI a série de postagens que eles fizeram que é excelente), mas que serve para todos os tipos de viajantes, sobre como usar o trem e os ônibus na Europa. Aqui algumas delas:

Foi nessas dicas ai que eu descobri que existe um agregador que faz comparações de preços entre avião, trem e ônibus (sim, já descobrimos que dá para usar ele na Europa) chamado GoEuro, e nele é possível comparar horários e preços de várias empresas. Depois dessa informação fui atrás de outros agregadores e descobri o Check My Bus, que busca passagens de ônibus mundo afora.

Enfim essas dicas foram que ficaram de contar a vocês sobre como planejar uma viagem internacional ou nacional gastando pouco. E caso você saiba de alguma coisa que ficou faltando ou de uma dica que pode ajudar o pessoal a economizar na viagem dos sonhos, conta aí nos comentários para que todos possam também usufruir delas.

hiker-1607078_1920.jpg

Abraços e Boa Viagem

Robson Freire

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s