Projeto Cinema no Caldeirão: A Educação Proibida (2012)

Olá amigxs

Hoje estamos indicando um filme, que se mostra extremamente pertinente, sobre educação. O filme/documentário se chama A Educação Proibida (ficha técnica no final da postagem). Esse documentário tenta discutir/questionar a escolarização moderna e , seus objetivos, a quem ela serve, para onde ela vai e e principalmente propõem um novo modelo educativo. Para se ter uma ideia do que o documentário fala essas são algumas das propostas e princípios pedagógicos que sustentam “A Educação Proibida”:

Método Montessori; pedagogia Waldorf (Rudolf Steiner); pedagogia Crítica; pedagogia Liberadora (Paulo Freire); método Pestalozzi; método Freinet; A Escola Livre; A Escola Ativa; pedagogia Sistêmica; educação Personalizada; pedagogia Logosófica.

Acima está o filme oficial dublado em português (para quem quiser assistir dublado online no Youtube AQUI e legendado AQUI) e ele também pode ser baixado com legendas do próprio site oficial (Atenção: o filme na melhor qualidade tem 3.1 GB para baixar) ou pode baixar o link do torrent (quem tiver dificuldade com isso é só perguntar nos comentários que eu ensino como fazer isso) para baixar o filme junto com a legenda para quem quiser assistir ele. Mas voltemos a análise do filme/documentário.

O atual sistema “PRUSSIANO” originado do padrão militar de educação da Prússia, no século 18, tem como objetivo gerar uma massa de pessoas obedientes e competitivas, com disposição para guerrear. As escolas são colocadas no mesmo patamar das fábricas e dos presídios, com seus portões, grades e muros; com horários estipulados de entrada e de saída, fardamento obrigatório, intervalos e sirenes indicando o início e o fim das aulas. Ou seja, o sistema educacional vigente acaba refletindo verdadeiras estruturas políticas ditatoriais que produzem cidadãos “adestrados” para servir ao sistema; nesses termos, qualquer metodologia educacional que busque algo diferente será “proibida”.

Infelizmente, esse foi o modelo que se espalhou pela Europa e depois pelas Américas. Sua principal falha está em um projeto que não leva em consideração a natureza da aprendizagem, a liberdade de escolha ou a importância do amor e relações humanas no desenvolvimento individual e coletivo.

Assim, fracassados somos todos os que compactuamos direta ou indiretamente com esta verdadeira máquina de subjugar crianças e adolescentes inocentes. O documentário é o resultado de mais de 90 entrevistas realizadas em 8 países através de 45 experiências educativas não convencionais e um total de 704 co-produtores. É um projeto completamente independente de uma magnitude sem precedentes, o que explica a necessidade latente para o crescimento e o surgimento de novas formas de educação.

A-Educação-Proibida-2012

O filme/documentário não apenas propõem trazer os problemas da educação, ele tem um projeto de construir uma nova rede social, que tem o objetivo de ajudar a montar essa proposta de uma nova educação, que se chama Reevo, uma Rede de Educação Alternativa.

Bem o interessante é poder assistir e refletir sobre tudo o que é falado e depois se perguntar: Que tipo de pessoas eu quero para o meu país? Qual modelo educacional eu posso usar para tornar isso possível?

Então bom filme e boa reflexão para todos

Abraços

Robson Freire

Ficha Técnica:

Título Original: La Educación Prohibida
Título no Brasil: A Educação Proibida
Direção: German Doin, Verónica Guzzo
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2012
Duração: 120 min
País: Argentina
Legenda: Daniel Slon – Lucia Moretzsohn
Revisão e Sincronização da Legenda: Photo Amaral
Edição Final: Photo Amaral
Músicas:
Introdução – Kokenovem – Fons Vitae – Jamendo
In the Dewdrop – de Expedizion – Guillrmo Agnese
Zoreya (Hang y Sarangi)- Mauro Ortega Zenteno
Juntos – Andrés Garcia
Huested – Matías Córdoba
Solfeggio – Matías Córdoba
Aula Vida – Matías Córdoba
New Andromeda Theory – Wasaru
Brahma – El Perez

Licencia: Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 3.0

Sinopse:

A escola tem mais de 200 anos de existência e é considerada a principal forma de acesso à educação. Hoje em dia, a escola e a educação são conceitos amplamente discutidos em foros acadêmicos, políticas públicas, instituições educativas, meios de comunicação e espaços da sociedade civil. Desde sua origem, a instituição escolar tem estado caracterizada por estruturas e práticas que hoje são consideradas obsoletas e anacrônicas. Dizemos que não acompanham as necessidades do século XXI. Sua principal falência se encontra em um projeto que não considera a natureza da aprendizagem, a liberdade de compreender a importância do amor e dos vínculos humanos no desenvolvimento individual e coletivo. A partir destas reflexões críticas surgem, ao largo dos anos, propostas e práticas que pensaram e que pensam a educação de uma forma diferente.

“La Educación Prohibida” é um documentário que propõe recuperar muitas delas, explorar suas ideias e visibilizar experiências que se atrevem a trocar as estruturas do modelo educacional da escola tradicional. Mais de 90 entrevistas a educadores, acadêmicos, profissionais, autores, pais e mães envolvendo 8 países de Iberoamérica, passando por 45 experiências educativas não convencionais; mais de 25.000 seguidores nas redes sociais antes de sua estréia e um total de 704 coprodutores que participaram em seu financiamento, convertendo a La Educación Prohibida em um fenômeno único. Um projeto totalmente independente de uma magnitude inédita que dá conta da necessidade latente do crescimento e surgimento de novas formas de educação.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s