XVIII Encontro Estadual de História da ANPUH-PB e II Encontro Estadual de Iniciação à Docência em História

Olá amigxs

Vai rolar no do dia 30 de julho a 3 de agosto em João Pessoa, ali na Universidade Federal da Paraíba – UFPB o XVIII Encontro Estadual de História da ANPUH-PB e II Encontro Estadual de Iniciação à Docência em História. O encontro terá como discussão principal o tema “História: Desafios do Ensino, da Pesquisa e da Extensão no Tempo Presente“. Simultaneamente, será realizado o II Encontro Estadual de Iniciação à Docência em História.

Então se você é professor de história, aluno de graduação, mestrado e doutorado em História, você não pode deixar de comparecer. Não dá mais para submeter trabalhos, mas da para participar como ouvinte e participar dos miniscursos, com direito a certificado, bolsinha, um copo super descolado pela merreca de R$ 30,00 reais, mas fica ligado na data limite que é dia 30/06.  Os temas que serão discutidos por lá são bem legais e altamente pertinentes e os Grupos de Trabalho (GTs) da ANPUH-Brasil e de suas seções estaduais (GTs de Gênero, Relações Internacionais, História da África, História Antiga,…), que reúnem pesquisadores de áreas afins e promovem eventos e publicações por todo o país vão estar presente também no evento. Não esqueça que vai ter também minicursos bem legais para participar.

Para quem não conhece a Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1961, e que tem como objetivo representar os profissionais da área de História, em diversas instâncias e atividades.  A ANPUH organiza e realiza o maior evento de História do país, o Simpósio Nacional de História, cuja próxima edição ocorrerá em Recife-PE. Detalhe se você é filiado a ANPUH tem desconto na inscrição.

Uma das coisas que eu curto na atuação da ANPUH é a realização de encontros estaduais de História, organizado pelas seções estaduais da ANPUH, que ocorrem nos anos pares que discute regionalmente os temas que mais tem relevância dentro do contexto de cada estado. Outras iniciativas que são muito boas é a Revista Brasileira de História, um dos periódicos científicos de História mais conceituados do Brasil (Qualis A1 em História e em Educação), com acesso livre e gratuito e a Revista História Hoje (Qualis B2 em História e em Educação), voltada à publicação de artigos sobre Ensino e História, também com acesso livre e gratuito.

A ANPUH está em todas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Site), fazendo divulgação de eventos, concursos, processos seletivos, chamada de artigos, lançamento de revistas, todos na área de História.

32087391_1890692354295622_5520274843678801920_n.jpg

E o papel mais importante da ANPUH são as defesas da entidade, a exemplo do reconhecimento legal da profissão de historiador, da garantia da disciplina de História no Ensino Médio, da garantia da liberdade de cátedra e expressão, ameaçada por atuais projetos de lei, entre outras defesas dos professores e pesquisadores de História, em diversos níveis. Por isso é tão importante se filiar.

Então coloca ai na sua agenda e não deixe de participar.

Abraços históricos

Robson Freire

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s