Metodologia Octalysis – Mais uma visão para (re)pensarmos o tema gamification

Olá amigxs

Temos falado bastante de jogos, ensino, aprendizagem, ludificação/gameficação por aqui e que por conta das pesquisas feitas para escrever as postagens, vamos encontrando coisas maravilhosas no caminho que se abrem como uma nova perspectiva, um novo olhar ou um direcionamento teórico importante para muita gente. Nessas pesquisas acabei descobrindo a Metodologia Octalysis criada pelo Yu-kai Chou que dá um novo olhar sobre o que o pesquisador Karl Kapp (2012, p.10-11) define o termo Gamificação como o “uso de mecânicas de jogos, estética lúdica e ‘game thinking’ para engajar pessoas, motivar ações, promover aprendizado e resolver problemas” no livro “The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education”. Encontrei uma palestra do Karl Kapp no TEDx Talk no TEDxNavesink e nela ele diz que muitas vezes os videogames são considerados uma perda de tempo ou uma atividade frívola. No entanto, há outro lado dos videogames e eles podem nos ajudar na vida real. Explore lições de vida, que ele descreve no vídeo, e que podem ser obtidas ao jogar e refletir sobre como os videogames podem fazer/ajudar para melhorar nossa vida. Vale a pena assistir o vídeo/palestra abaixo:

Ai fui encontrando outros trabalhos que merecem destaque por aqui também. Sabem aquela história de que Gamification (sempre bom relembrar que também pode ser chamado de Ludificação) gira em torno de pontos, medalhas e rankings. O pessoal da Fábrica de Jogos fez um artigo, que pode ser lido AQUI, onde eles tentam mostrar que esse conjunto de táticas são apenas uma pequena parte da coisa toda. Cerca de 7% do total das táticas de Gamification. Sim, isso mesmo. A maioria das pessoas que fala de Gamification só conhece essa fração do que dá pra fazer. No texto eles fazem uma breve introdução ao Modelo Octalysis, do autor Yu-Kai Chou, que tem se revelado para eles e muitos (inclusive este que aqui está escrevendo) o mais original e brilhante autor da área. O texto foi escrito pelo Alessandro Vieira dos Reis.

octaysis-gamification-framework.png

Modelo da Metodologia Octalysis – Imagem retirada daqui

O pessoal do blog/site Update or Die também fez um texto bem legal sobre a Metodologia Octalysis. O Vince Vader que escreveu o texto procurou dar destaque aos 8 pontos da teoria do Yu-Kai Chou, explicando “tim-tim por tim-tim” cada uma delas. Isso possibilita uma visualização melhor do conceito e da sua aplicabilidade. O texto também deixa bem claro que “Tal estrutura de trabalho não visa ser uma receita de bolo, mas um guia para organização de ideias dentro de um projeto que envolva ideias de gamificação.” e tendo isso em mente, da uma lida no texto que está AQUI e veja se já não deu um maior entendimento sobre Gamificação/Ludificação.

flipped-forte-940x460

Imagem retirada daqui

Aqui tem um trabalho bem interessante que é voltado para educação intitulado “A combinação de estratégias de gamificação, aprendizado invertido e métodos indutivos melhora significativamente o aprendizado” que foi escrito pelo Alfredo Prieto Martin lá no blog Profesor3Punto0. de onde saiu esse gráfico ai de cima que analisa o desempenho usando a metodologia do Octalysis.

Em 2014, Yu-kai Chou foi classificado como #1 Gamification Guru pelo World Gamification Congress. No livro “Actionable Gamification: Beyond Points, Badges, and Leaderboards” (disponível na Amazon) o autor Yu-Kai Chou, faz uma analise mais completa e também muito mais teórica sobre a Gamificação.

Uma coisa que fica muito clara no livro é que os jogos criam motivação. Não há “propósito” de jogar um jogo e você nunca “precisa” jogar um jogo. Você tem que ir trabalhar, pagar seus impostos, fazer sua lição de casa, mas nunca precisa jogar um jogo. No momento em que um jogo não é mais divertido e envolvente, as pessoas saem e jogam outro jogo, verificam seus e-mails ou acessam o YouTube. Mas sabemos que as pessoas passam horas todos os dias jogando jogos quando não há propósito algum.

A questão é, onde essa motivação é dirigida? Se a motivação é direcionada para coisas que criam valor no mundo real, então jogos, ou devo dizer, design de jogos, podem criar valor no mundo real. O livro é basicamente sobre Gamification, e utilizado como referência um octógono, que ele chama de “Octalysis” para analisar as estratégias que fazem algo, não apenas um jogo. Segundo o livro tudo o que fazemos é baseado em uma ou mais das 8 unidades básicas dentro da chamada Octalysis. E se não houver nenhuma dessas unidades … não haverá motivação e essa ação não levará a nenhuma ação. E dos 8 alguns fazem as pessoas se sentirem poderosas, outras criam urgência, obsessão e até vício. Javier Garzas faz uma resenha bem simples, mas bastante interessante do livro, que você pode ler AQUI.

Lifestyle-Gamification

Lifestyle Gamification, Imagem retirada daqui

Outro tópico interessante do livro é o Lifestyle Gamification, que nada mais é do que nos ajudar a nos tornar mais produtivos, mais motivados e mais apaixonados por coisas que ajudam nossas próprias vidas também é um campo muito importante. Ele diz no livro que quando se deu conta e viu tudo como um jogo, ele deixa bastante claro que ele não fazia apenas o mínimo e ele colocou todo seu coração e suor nessa ideia/jogo para se tornar o melhor que ele poderia ser. Foi aí então, que ele desenvolveu o processo de Lifestyle Gamification que segue estas seis etapas:

  1. Encontre o seu jogo.
  2. Escolha o seu papel no jogo.
  3. Planeje as habilidades que você precisa aprender no jogo para desempenhar bem o seu papel.
  4. Desenvolva aliados fortes que estão jogando o mesmo jogo.
  5. Faça quests que o ajudem a aprender as habilidades planejadas e prepare-se para chegar perto de completar o objetivo final do jogo.
octogono-motivacion-de-actionalbe-gamification-1024x768

Imagem retirada daqui

Sem entregar muito sobre o livro, AQUI tem uma excelente entrevista do Yu-Kai Chou que deve ser lida e AQUI, AQUI, AQUI e AQUI tem excelentes trabalhos acadêmicos sobre o tema que também merecem uma leitura por quem se interessa pelo tema. Para terminar AQUI tem um curso para download gratuito feito pelo Yu-Kai Chou intitulado “Gamification & Behavioral Design: The Octalysis Framework“.

Bem amigos, tem bastante material para ver, ler e executar/jogar… então bom jogo. Não esquece de contar ai nos comentários como foi sua experiência com gamificação.

Abraços Gamificados

Robson Freire

Deixe um comentário