Se Liga que está aberto o Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória

Olá amigxs

Está aberto as inscrições para o Exame Nacional de Acesso 2019 do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória e elas vão 08/08 a 25/09/2018 nesse endereço aqui  http://www.profhistoria.uerj.br/. Para quem não sabe o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), que é oferecido em rede nacional por várias universidades federais e estaduais, é um programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC).

profhistoria

Liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele tem como objetivo proporcionar formação continuada aos docentes de História da Educação Básica, com o objetivo de dar qualificação certificada para o exercício da profissão, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino. O ProfHistória busca a formação continuada de professores de História voltados para a inovação na sala de aula, ao mesmo tempo que, de forma crítica e responsável, possam refletir acerca de questões relevantes sobre diferentes usos da informação de natureza histórica presentes contemporaneamente na sociedade. Esse professor precisará responder aos desafios educacionais do Brasil contemporâneo, considerando princípios fundamentais da construção da educação histórica.

Poderão participar do Exame Nacional de Acesso ao ProfHistória candidatos portadores de diploma de curso superior de Licenciatura devidamente registrados no Ministério da Educação, que estejam ministrando aulas de História em qualquer ano da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio).

Captura de tela de 2018-08-22 13-11-34.png

E tem várias linhas de pesquisa que você pode se candidatar. Dá uma olhada só nas linhas de pesquisa que tem:

– Saberes Históricos no Espaço Escolar
Ementa: A Linha de Pesquisa desenvolve pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem da história, considerando as especificidades dos saberes e práticas mobilizados na escola. O foco recai sobre as condições de formação do estudante e do professor e o exercício do ensino de História na escola, pensada como lugar de produção e transmissão de conteúdos, que atende a formas de organização e de classificação do conhecimento histórico por meio do currículo. Esse último é compreendido como conhecimento historicamente constituído, uma forma de regulação social e disciplinar.

– Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão
Ementa: A Linha de Pesquisa desenvolve estudos sobre a questão da linguagem e da narrativa histórica, considerando diferentes tipos de suportes, tais como livros, filmes, programas televisivos, sítios da Internet, mapas, fotografias etc. A partir da problematização do uso da linguagem, o objetivo é produzir materiais destinados ao uso educativo, considerando também as possibilidades de difusão científica da História.

– Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória
Ementa: A Linha de Pesquisa desenvolve investigações sobre a produção e aprendizagem da História fora do espaço escolar, considerando lugares distintos como os museus, o teatro, os centros culturais e o espaço urbano em geral. Identificando a história como prática sociocultural de referência, o foco recai sobre as variadas formas de representação e usos do passado no espaço público, com características distintas daquelas observadas na escola, a saber: o turismo de caráter histórico, os monumentos, as festas cívicas, as exposições, entre outras.

ProfHistória

Se você quiser mais informações sobre o Edital de Convocação, Quadro de vagas, Calendário, Conteúdo Programático e o Sistema de Cotas da UERJ, UNEB, UFPA, UFPE, UFRGS, UFRJ, UFRN, UFS, UFT, UNICAMP, UNIFAP, UNIFESP, UNIRIO, URCA. UFMT acesse a página da seleção AQUI. Mas lembre-se que é requisitos obrigatório para ingresso no ProfHistória (já disse lá em cima mas vou repetir) é necessário ser portador de diploma de curso superior de licenciatura, devidamente registrado no Ministério da Educação e estar atuando como professor de História em qualquer ano da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio). E ainda da para ver as provas dos anos anteriores,

Se quiser saber mais acesse a página/site oficial do ProfHistória ou ligue para eles ou mande aquele e-mail básico. Anota aí:

Tel.: (21) 2334-0669 / 2334-0239 / 2334-0275
E-mail: profhistoria@dsea.uerj.br

Agora você não tem mais desculpa para não fazer o seu mestrado, então corre e se inscreve logo. Não deixe essa oportunidade passar.

Abraços

Robson Freire

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s